quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Schöenberg- "Bêbado de Lua"


Arnold Schoenberg  (1874 -1951) –  Pierrot Lunaire, op.21 – 1912
Num acontecimento singular, a década de 1910 viu nascer aqueles que seriam  as matrizes da composição musical da primeira metade do século XX, ou mesmo matrizes de todo um século, Debussy, Stravinsky e Schöenberg.
 Fazer música nunca mais seria a mesma coisa. Um novo elemento ganhava importância e  marcaria a própria idéia de música em todo o século XX: O som. 
Debussy compunha com sonoridades, com sons, e não mais com notas musicais, Stravinsky usava a orquestra como uma máquina sonora e não mais como um amplificador do piano, e Schoenberg  tingia a voz humana do som instrumental levando-a para fora dos limites da canção romântica. 
Instigado por uma série de poemas do surrealista Albert  Giraud traduzidos para o alemão por Otto Erich Hartleben, Schoenberg iniciou a composição do seu Pierrot Lunaire;  escrevia as pequenas peças que compunham o ciclo de melodramas sem nenhuma revisão, nos intervalos que lhe restavam entre uma atividade e outra. Algumas peças foram escritas em uma só noite. No total, vinte e um melodramas, a maior parte deles escritos entre março e maio de 1912.
A imagem de um Pierrot  bêbado de lua, de uma lua ao mesmo tempo clara, doente, cristalina e lembrando cruzes santas e sabres orientais, trouxe a Schoenberg toda uma cadeia de imagens sonoras que lhe permitiram tecer coloridos instrumentais inusitados para um conjunto que se limitava em uma recitante e cinco instrumentistas.
Cada uma das 21 peças é composta para uma formação instrumental diferente. 
 Não é possível falar de Pierrot sem falar do uso da voz.
A composição fora encomendada por uma atriz, e os poemas deveriam ser recitados sobre um fundo musical. E se para Stravinsky a voz muitas vezes encobria a grande riqueza da escrita instrumental, nela reside um dos grandes problemas composicionais aos quais Schoenberg se lançava.
A cantora tem à sua disposição uma partitura que deve ser entoada mas não cantada.  Na tentativa de resolver o problema o próprio Schoenberg em 1949 ainda insistia que “nenhum dos poemas deve ser cantado, devem sim ser falados sem alturas fixas”. Isto o levaria a voltar diversas vezes à revisão de Pierrot, numa delas transformando a partitura do canto em uma linha simples recitada, sempre lembrando que se havia alturas notadas na partitura original estas eram apenas para que o recitante evitasse uma leitura reta, inexpressiva.
Pierrô Lunar três vezes sete poema de Albert Giraud
recriação de Augusto de Campos da versão alemã de Otto Erich Hartleben.

Escutem Glenn Gould ( 1932-1982)e Patricia Rideout ( 1931-2006) interpretando os poemas 1, 2 e 5



Nenhum comentário:

Postar um comentário