terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Fanny Mendelssohn - "Talento e Sensibilidade"

Trago aqui a primeira compositora de que temos noticia na história da música ocidental, Fanny Mendelssohn  ( 1805-1847), irmã mais velha de Felix Mendelssohn ( 1809-1847). 
Muitas histórias oficiais e extra-oficiais se contam dessa mulher corajosa  e incrivelmente talentosa; inclusive que muitas das canções compostas por ela  que não podiam aparecer com seu nome foram creditadas ao seu irmão igualmente talentoso.
 Amiga de Clara Schumann (1819-1896) outra mulher  ícone de seu tempo, dava suporte para o irmão, inclusive o concerto para piano e orquestra "dele" teve uma grande participação "dela".
Felix morreu seis meses após a morte da irmã.
Compartilho aqui um dueto  para vozes femininas e piano de 
Fanny Mendelssohn," Aus meinem Tränem ( Das Minhas Lágrimas) cuja tradução "aproximada" é:

"Das minhas lágrimas irrompem flores em botão ,
e meu suspiro se junta ao coro de rouxinóis,
E se você me ama, querida criança,
eu lhe mandarei  tantas flores antes que da tua janela ressoe a canção do rouxinol."




Um comentário: