quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cartola: Refinamento Nato

Sua benção, mestre Cartola! Feliz aniversário! 
Menino nascido no Catete, em 11 de outubro de 1908, e  que aos 11 anos foi para o Morro da Mangueira e de lá não mais saiu.
Passou por várias "escolas" formais para conseguir terminar o curso primário; e aos 15 anos,deixou  família e escola, para iniciar sua vida de boêmio.
 Em 1925,com o amigo Carlos Cachaça fundou o "Bloco dos Arengueiros", que viria a ser pouco mais tarde o berço do G.R.E.S Estação Primeira  de Mangueira.
Escolheu o nome da escola, suas cores, verde e rosa, fez o primeiro samba enredo e à ela, devotou grande par de sua vida, junto com 
D. Zica, o amor de sua vida.
Vendeu sambas para Francisco Alves, Mário Reis; aprendeu a usar o diapasão com H.Villa-Lobos (1887-1959), para quem pediu que lhe "ensinasse" música, e do qual ouviu algo assim como resposta: "Em termos teóricos você faz tudo errado, mas você faz a coisa mais bonita que já ouvi."
Em  1940, a convite do mesmo Villa-Lobos e levado por Pixinguinha ( 1897-1973) participou de uma gravação de Música Popular Brasileira com o maestro Leopoldo Stokowski (1882-1976).
Só nos últimos anos de sua vida é que teve sua música razoavelmente reconhecida .
Suas canções tem rimas preciosas, uma linha melódica elegante que chega facilmente ao coração.
Indico aqui, trecho de um programa sobre o mestre cartola, onde além de ouvirmos algumas de suas canções temos a oportunidade de ouvir ,pelo próprio cartola e convidados passagens a respeito de sua trajetória.
http://www.youtube.com/watch?v=tRJ0LJDSb2o&feature=relmfu

Nenhum comentário:

Postar um comentário