terça-feira, 1 de janeiro de 2013

"Só sei que nada sei"...

Ei, sábio Sócrates...isso é incontestável!
Sempre me esforcei para compreender  todas as obras que dispus  interpretar, como também a passar o máximo de informações sobre elas que coubessem no meu entendimento e no tempo que dispunha nos concertos , para aproximar o público .
Não é bem assim...não é sempre assim...não é só isso!
Hoje no início da tarde comecei a lavar o quintal de casa, ouvindo o "Uirapuru", de Villa-Lobos,e  percebi ,conscientemente , que a escuta ativa, da qual tanto falam , inclusive eu, começa na sensação  de corpo inteiro e não nas informações contextuais ... é uma sensação que percorre  o corpo e faz o intelecto transbordar...
e  fica você e o contexto sonoro...e então, daí as informações começam a se movimentar  junto com a música criando ritmos , imagens . 
Eu olhava prá água que saia da mangueira e fazia movimentos com ela...e " Não sou eu quem me navega, quem me navega é o Mar..."
Salve, Paulinho da Viola!
Compartilho, "Timoneiro", desse singular compositor brasileiro, nascido em 1942!




2 comentários:

  1. O intelecto, a razão, ainda que em esforços estoicos, não são suficientes para garantir a apreensão de toda a complexidade sensorial de uma peça. Assim, o transbordamento, quando ocorre, é marcante e faz o cotidiano ser menos ordinário.
    Escuta ativa, com o intelecto atento e os sentidos abertos!

    ResponderExcluir
  2. É isso! Essa inter relação não é controlável...nem que queiramos...contudo quanto mais alimentarmos nossa sensibilidade, que é justamente essa junção de intelecto e sentidos mais nos aproximamos do contexto sonoro de uma obra.Abraço!

    ResponderExcluir