domingo, 20 de janeiro de 2013

Auto Retrato- Faz diferença?











Observando esses três "auto-retratos', respectivamente,de 
Cecília Meirelles (1901-1964), poetiza  brasileira,e dos pintores,  Van Gogh ( 1853-1890) e  Gustave  Flaubert ( 1819- 1877) "algo mais " do artista chega até nós.
Por que a necessidade do artista em trazer a público como ele se vê?
Não bastaria a sua obra?
E é nessa busca de compartilhar um pouco mais do compositor que estou nesse processo doloroso mas que também está me encantando    de pesquisar material escrito pelo próprio compositor e/ou impressões daqueles que conviveram com eles.
Acredito que quando de alguma forma você tem acesso à essas   "impressões"  a sua escuta fica diferenciada.  
Não é????
Olhem só o que F.Schubert ( 1797-1828)  escreveu no final de sua vida:
"...Fiquei muito doente...mal conseguia andar da cama para a cadeira onde escrevia, pois cheguei a ficar até 11dias sem ter o que comer ou beber. Mesmo assim não perdi o amor à minha família e o sonho de me reconciliar com meu pai...e também pedi ao meu amigo
Schober  que trouxesse alguns livros para  me distrair..."

Escutem agora uma canção dele : "Wohin"-  ( Para onde?)





Nenhum comentário:

Postar um comentário