Revendo e re-ouvindo o repertório que propus para a apresentação de amanhã , na Capela Nossa Senhora do Amor, no campus da UNIVAP do Quarteto Agha e convidados, me dei conta do quanto sou influenciada pelo movimento chamado neoclassicismo, que foi buscar as suas influências e a sua inspiração no século XVIII, é poca em que a música não fora "adocicada" exageradamente pelo romantismo...mesmo acreditando que a "intenção" romântica é um poderoso indicador de caminhos .
Esse movimento também está impregnado de um espírito objetivo, recheado de simplicidade, clareza e humor, e quem deu o primeiro passo nessa direção foi I.Stravinski, em 1923, com o leve Octeto para instrumentos de Sopro impregnado de influência de J.S.Bach ( 1685-1750).
D.Shostakovich (1906-1975) com a sua "Polka", do bailado "A Idade do Ouro", inseriu notas deliberadamente "erradas" e outras surpresas imprevistas que faziam o público sorrir.
No programa de amanhã, mostramos a "Valsa Lírica", transcrita por mim para o quarteto de cordas, violino, viola cello e contrabaixo, uma peça singela para piano solo nesse espírito!
Tomara que você esteja por lá...e que você possa se divertir com a alegria dessa peça...e tem mais!
E assim que for possível mostraremos a gravação por aqui...no blog!
Segue o link no youtube da Polka, que mencionei.
http://www.youtube.com/watch?v=0z4MfzSdNkI
“
Nenhum comentário:
Postar um comentário